Pesquisar este blog

sábado, 9 de julho de 2011

Fiordes da Noruega - Hurtigruten

"A viagem mais bonita do mundo"

Um dos barcos da Hurtigruten.
Esta viagem tem sido descrita por muitos como sendo a viagem mais bonita do mundo. 
Convém dizer que os barcos da Hurtigruten não são barcos de cruzeiro normais. Desde 1893 que a Hurtigruten percorre a costa norueguesa a transportar passageiros e carga pelo que a utilização destes barcos com fins turísticos só começou nos anos 80 do século XX. Hoje em dia o barco é utilizado em conjunto pelos noruegueses e pelos turistas.
Nestes barcos não existe casino, piscina ou grande animação de bordo. O principal atractivo é a paisagem que é considerada o maior espectáculo de todos e o contacto com a natureza.


Pode efectuar a viagem em três moldes diferentes: 7 dias rumo ao norte de Bergen a Kirkenes, 6 dias rumo ao sul de Kirkenes a Bergen ou então a viagem completa de 12 dias que começa e acaba em Bergen. Ao todo são 34 portos de escala no decorrer da viagem. Se escolher a ida e volta o barco pára nos mesmos portos rumo a norte e rumo ao sul. No entanto os portos em que o barco atraca durante o dia no primeiro troço da viagem são visitados durante a noite no regresso.
Na minha opinião, em caso de ter que escolher apenas um troço, deve escolher a viagem rumo a Norte uma vez que passa nos portos mais importantes. É este o troço que vou vou apresentar.

1º Dia - BERGEN

Bergen é a segunda maior cidade da Noruega e o porto de partida para a sua viagem com a Hurtigruten. Não se esqueça de visitar a parte antiga da cidade, Bryggen. Esta faz parte da lista do património da humanidade da Unesco.


2º Dia - MALOY-TORVIK-ALESUND-MOLDE-KRISTIANSUND 
Entre os dias  15 de Abril e 14 de Setembro este dia contempla uma visita ao Geirander Fjord, Trata-se de um dos fiordes mais bonitos e conhecidos na Noruega. A cidade de Alesund, com a sua grande concentração de edifícios com estilo Arte Nova também é um dos pontos altos do dia. Neste dia recomenda-se que faça a excursão que o leva de Geirander a Molde.
Fiorde Geirander

Alesund

 De Geirander a Molde.

3º Dia - TRONDHEIM-RØRVIK
Trondheim é uma cidade fabulosa para dar um passeio. Visite o porto e  não se esqueça de visitar a catedral, construída no séc XII.
Trondheim

Trondheim
Catedral de Trondheim
4º Dia -  ØRNES-BODØ-STAMSUND-SVOLVÆR
Neste dia poderá fazer uma excursão de 6 horas para visitar o glaciar Svartisen. Desfrute das fabulosas paisagens que o glaciar lhe irá proporcionar. Também irá visitar as fabulosas ilhas Lofoten com as suas paisagens agrestes.

Glaciar Svartisen

Glaciar Svartisen

Glaciar Svartisen
As ilhas Lofoten são com toda a certeza um dos sítios mais bonitos do mundo.

Estas fazem parte da minha lista das 16 ilhas mais bonitas do mundo.

Ilhas Lofoten

Ilhas Lofoten

Ilhas Lofoten

Ilhas Lofoten
Neste grande dia ainda terá oportunidade de visitar o Trollfjord. Verá que no seu interior os Troles irão estar à sua espera.
Trollfjord

Filme fabuloso nas Ilhas Lofoten e no Trollfjord.
Vale a pena ver!!!

 5º Dia -HARSTAD-FINNSNES-TROMSØ-SKJERVØY
Neste dia terá oportunidade de visitar a capital do norte, Tromso. Esta cidade é considerada a "Paris do Norte". Durante o Inverso esta cidade é um excelente ponto de partida para a observação das auroras boreais.
Tromso

Dias 5 e 6 - HAMMERFEST-HAVØYSUND- HONNINGSVÅG-KJØLLEFJORD-MEHAMN- BERLEVÅG-KIRKENES

Nestes dias terá a oportunidade de visitar o Cabo Norte que na realidade e apesar do nome não é o ponto mais setentrional da Europa continental uma vez que ele se situa numa ilha. Esta honra pertence ao cabo Nordkinn.
Também poderá visitar os Sami, habitantes do árctico, e aprender os seus costumes e tradições.
Cabo Norte
Sami

Tenda Sami
Chegando a Kirkenes está no fim da sua viagem. Pode sempre voltar para trás até Bergen.

Kirkenes.

Boas Viagens




Nenhum comentário:

Postar um comentário