Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de julho de 2011

As 30 mais bonitas estruturas do mundo.

                              Veja as 16 ilhas mais bonitas do mundo.


Em todo o mundo, a atracção pelo grandioso é imensa, tal como o impulso de erigir as mais altas, mais pesadas, mais compridas estruturas que a imaginação e a tecnologia humana permitem. Olhando sempre para mais além, a humanidade continua a sua incessante busca do deslumbramento e do extremo, de novos desafios para enfrentar. Sempre foi assim e sempre será. Desde as Pirâmides até aos mais modernos arranha-céus, sempre que o homem sonhou, conseguiu edificar obras fabulosas e demonstradoras da sua arte  e engenho.
Estas são, na minha opinião, as 30 estruturas que deve visitar antes de morrer.

Machu Picchu - Peru 
Um local cerimonial há muito esquecido repousa bem alto nos Andes Peruanos. Este local misterioso, empoleirado entre duas montanhas continua envolvido num grande mistério. A sua origem e propósito continuam a ser objecto de especulação.

Angkor Wat - Siem Reap - Camboja
Este é o exemplo mais deslumbrante da arquitectura hindu. Este templo, com todos os edifícios circundantes, permaneceu perdido na selva durante 600 anos. É uma das construções mais grandiosas do mundo.

Taj Mahal - Agra - India
O Taj Mahal é provavelmente o túmulo mais bonito do mundo. Foi mandado construir pelo imperador mogol da Índia Xa Jahan de forma a que a sua falecida esposa fosse sepultada num sítio digno da sua memória. O taj Mahal representa o expoente máximo da arquitectura mogol.

 Palácio de Potala - Lhasa - Tibete
Do alto dos seus 13 andares, o palácio do dalai-lama domina a cidade sagrada do Tibete, Lhasa. Este edifício impressionante tem mais de mil divisões com 10 mil santuários e 20 mil estátuas. Um dos edifícios mais bonitos do mundo. 

Ninho do Tigre - Tiger´s Nest - Butão
O Tiger´s Nest é o mosteiro mais famoso do Butão e um dos mais famosos do mundo. Está encravado sobre um precipício de 3210 m de altura. O mosteiro é composto por sete templos.


Abu Simbel - Egipto 
Abu Simbel é um complexo composto por dois dos templos mais grandiosos do mundo. Esta construção megalomena foi mandada construir por ordem de Ramsés II em homenagem a si próprio e à sua esposa. Fica situado no sul do Egipto, perto da fronteira com o Sudão.

Bagan - Myanmar
Bagan fica situada numa planície ao longo do rio Ayeyarwaddy. Em Bagan existem aproximadamente 4400 templos, o que faz com que aqui exista uma das maiores concentrações de templos do mundo. O seu interesse arqueológico rivaliza de igual para igual com Angkor. 

Palácio de Versalhes - França
Quando começou a ser construído por Luís XIV, Rei Sol, desencadearam-se vários protestos devido às enormes somas de dinheiro gasto na sua construção. Hoje, sem dúvida que o palácio e os jardins são uma das mais fantásticas maravilhas do mundo.

Forte Vermelho - Deli - Índia
Recebeu o seu nome do arenito vermelho usado para edificar as suas enormes muralhas. O forte vermelho é verdadeiramente impressionante. No seu interior existem palácios e salas de audiências que eram famosos pela prata, ouro e pedras preciosas que os decoravam.

Petra - Jordânia
Petra é a antiga cidade dos Nabateus. Esta nova maravilha do mundo levanta muitas questões sem resposta. No entanto, esta atmosfera de mistério torna o sítio, só por si espectacular, ainda mais fascinante.

Chichen Itza - México
Foi uma importante Maia até ao séc X d.c.. Quando a civilização Maia entrou em declínio foi conquistada pelos toltecas. As ruinas que hoje se encontram no local não são unicamente maias, nem exclusivamente toltecas, mas antes uma intrigante fusão das ideias e temas de ambas as culturas.

Cidade Proibida - Pequim - China
A Cidade Proibida era  uma cidade dentro de outra cidade, bem no coração de Pequim. Aqui apenas eram permitidos os imperadores. Hoje em dia, é o principal cartão postal da cidade.

Grande Muralha - China
A Grande Muralha da China é um dos mais notáveis feitos de engenharia de todos os tempos e também dos mais cruéis. Ao que parece vários milhares de pessoas morreram no decorrer da sua construção e os seus corpos serviram para cimentar a muralha.

Templo de Karnak - Luxor - Egipto
O templo de Karnak era a Basílica de São Pedro do antigo Egipto. Lá podem encontrar um conjunto de templos que foram construídos desde 1500 a.c. até à era romana. As colunas da sala Hipóstila têm dimensões tão exageradas que não parecem ter sido feitas por humanos.

Praça Durbar - Kathmandu - Nepal
Kathmandu é a mais mediaval das praças do Nepal. Um passeio a pé pela praça Durbar, com os seus templos que datam do séc XVII é um passeio realmente impressionante.

Mesquita Azul - Istambul - Turquia
Nela podem ser observadas todas as características habituais de uma mesquita, porém a Mesquita Azul é invulgar por ter seis minaretes. A grande obra do sultão Ahmet I é um dos ex libris de Istambul.

Mosteiros de Meteora - Grécia
Até aos anos 20, os visitantes tinham de trepar perigosos escadas de corda presas à rocha, com 30 ou mais metros de comprimento, ou então eram içados por corda numa rede balouçante. Hoje em dia já pode subir por longos lanços de escadas esculpidos na rocha.

Castelo de Neuschwanstein
Fonte de inspiração para o castelo da Disney,  Neuschwanstein é uma fantasia tornada realidade, um castelo de conto de fadas. Gigantesco e rebuscado, é a concretização das românticas lendas germânicas.

Opera de Sydney - Sydney - Austrália
Sabia que este edifício devia ter custado 7 milhões de dólares e custou 100 milhões de dólares. A maior parte das verbas extraordinárias foi angariada por meio de lotarias mas sem dúvida que valeu a pena.

Ilha de Páscoa - Chile
A ilha de Páscoa oferece provas convincentes do ditado que afirma que a realidade consegue ser mais invulgar que a ficção. O aspecto mais fascinante da ilha da Páscoa são as cerca de mil estátuas. Para que serviam? Representam deuses ou antepassados? Porque contemplam o oceano? As estátuas parecem não querer revelar os seus segredos.

Pirâmides - Cairo - Egipto
Estes monumentos formam um dos mais conhecidos grupos de estruturas edificadas em todo o mundo, tendo desde há vários séculos sido objecto de fascínio e admiração daqueles que as observam. É a única maravilha do mundo antigo que ainda hoje existe.

Borobudur - Indonésia
Borobudur é o maior monumento do hemisfério sul, é a versão javanesa do monte Meru, o gigantesco pico dourado da mitologia indiana sobre o qual o Universo repousa.

Sagrada Família - Barcelona - Espanha
Os trabalhos na Igreja da Sagrada Família iniciaram-se em 1884 e ainda hoje prosseguem. Ainda que inacabado, este enorme e exuberante edifício é conhecido em todo o mundo como uma das maiores obras do arquitecto Antoni Gaudi.

Catedral de São Basifico - Moscovo - Rússia
Esta catedral ortodoxa russa está localizada em plena Praça Vermelha em Moscovo. O edifício foi projectado em forma de chama de uma fogueira e não tem par na Rússia .Foi mandada construir pelo czar Ivan o Terrível e a sua beleza é verdadeiramente desconcertante.

Stonehenge - Inglaterra
Existem muitas teorias sobre a verdadeira finalidade de Stonehenge. Qualquer que fosse o seu propósito inicial, estas pedras gigantes de outra era ainda têm o poder de evocar um impressionante poder de encantamento.

Teotihuacán - Cidade do México - México
Por volta do ano 500, Teotihuacán era maior que a cidade de Roma e era a maior metrópole da Mesoamérica. As suas grandiosas pirâmides atraem inúmeros visitantes por ano à Cidade do México.

Torre Eiffel - Paris - França
Quando foi feita gerou o protesto de muitos parisienses que a consideravam como uma aberração e desenquadrada da cidade de Paris. Hoje em dia, é a sua maior atracção.

Basílica de São Pedro - Vaticano
A sede da Igreja Católica é um dos mais impressionantes edifícios que podemos visitar. Quase todos os arquitectos famosos de Itália do XVI estiveram envolvidos na sua construção. A sua cúpula é uma referência na cidade de Roma. 

O Grande Palácio - São Petersburgo - Rússia
Foi mandado construir pelo czar Pedro, o Grande, para rivalizar com o palácio de Versalhes. O resultado foi um palácio verdadeiramente deslumbrante. No seu imenso jardim, encontram-se inúmeras cascatas e fontes, algumas preparadas para jorrar água inesperadamente e molhar visitantes incautos.

Coliseu - Roma - Itália
Aqui lutavam os gladiadores e animais exóticos de todo o mundo eram exibidos, observados e depois abatidos. Símbolo de uma era, o Coliseu foi construído para impressionar.

2 comentários:

  1. Talvez vá ao Stonehenge muito em breve e quando for rica vou comprar o Neuschwanstein. LOL

    ResponderExcluir
  2. Não sei se o governo alemão irá aceitar a sua oferta mas quem sabe!!! Pode ser que a crise lá chegue!

    ResponderExcluir