Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Istambul - Cidade dos dois continentes


Estas são as melhores Excursões / Day Tours que pode fazer em ISTAMBUL. (PREÇO MAIS BAIXO GARANTIDO)





Istambul é uma das cidades mais fantásticas do mundo! Aqui você pode ser enganado a toda a hora por um taxista, um vendedor, um guia ou um empregado de restaurante. Contudo, se você está em Istambul, alegre-se e desfrute! Ser enganado faz parte da experiência de visitar esta cidade maravilhosa.
Não tenha medo de se envolver com as pessoas, elas são genuinamente simpáticas. Não se esqueça que viajar é experimentar.
Istambul é a maior cidade da Europa e a quinta maior cidade do mundo. Na sua área metropolitana vivem aproximadamente 13 milhões de habitantes, maioritariamente muçulmanos.
Istambul já foi a pérola de vários impérios. Conquista e reconquistada, Istambul é uma cidade de grande carisma. É aqui que se dá o encontro entre o oriente e o ocidente. O Bósforo atravessa  a cidade, de um lado  temos a Ásia e do outro lado a Europa.

Mesquita Azul
Em Istambul são imensos os edifícios com grande importância histórica. Um deles é a Mesquita Azul. Esta mesquita é considerada uma das mesquitas mais bonitas do mundo. Mandada construir pelo sultão Ahmed para rivalizar com a Mesquita Azul, esta ganhou o seu nome devido aos magníficos mosaicos azuis colocados no seu interior.
Basílica de Santa Sofia
Mesmo ao lado da Mesquita Azul podemos encontra a Basílica de Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sophia. Foi mandada construir no séc VI pelo imperador Justiniano para ser a catedral de Constantinopla.  Esta foi a sede da igreja ortodoxa romana por mais de 900 anos. Quando Constantinopla foi tomada pelos turcos otomanos a basílica foi convertida em mesquita. Nessa altura foram construídos os quatro minaretes. Já no séc. XX, Santa Sofia foi convertida em museu.

Cisterna da Basílica
Mesmo ao lado de Santa Sofia pode encontrar a Cisterna da Basílica. Esta é a maior das centenas de cisternas existentes em Istambul. Com uma capacidade de 30 milhões de litros, foi construída mais ou menos na mesma altura da Basílica de Santa Sofia. Esta cisterna foi construída com colunas romanas roubadas de templos pagãos situados na Anatólia.

Este video da cidade está fabuloso.


Galata Tower ao fundo.
Outro dos edifícios mais emblemáticos da cidade é o palácio de Topkapi. Agora convertido em museu, já foi residência dos sultões. Nele pode visitar o antigo harém e vários objectos em ouro cravejados de peças preciosas que eram da sua pretensa. Quem se interessa por relíquias sagradas pode contar com os pelos da barba e a marca do pé do profeta Maomé.
Palácio Topkapi
Istambul é uma cidade de comércio e consequentemente de mercados. Dois dos mercados mais conhecidos são o Grande Bazar e o Bazar das Especiarias. O Grande Bazar é o maior mercado coberto do mundo, contudo, altamente turístico. O Bazar das Especiarias ou Bazar Egípcio é muito mais pequeno mas tem um grande charme proveniente da grande diversidade de produtos que lá são vendidos.
Grande Bazar

Grande Bazar

Bazar das Especiarias

Bazar das especiarias

Vendedora de fruta e sumo de laranja.
Os turcos bebem imenso sumo de laranja. Por toda a cidade pode encontrar bancas que o vendem acabado de ser exprimido. Interessante é o facto de sumo de laranja em turco se dizer Portugal.

A Turquia é um dos mais moderados países muçulmanos do mundo. Na rua podemos encontrar de tudo, desde mulheres com a burca até jovens que usam as roupas da moda dos países ocidentais.

Véu preto.
Algumas jovens misturam as roupas da moda com
elementos mais tradicionais.
Se arranjar um guia para lhe mostrar a cidade o mais certo é ir parar a uma loja de tapetes em que este ganhe uma comissão. Contudo, não se preocupe. Aprecie os tapetes que são muito bonitos e aproveite o momento. Se no final não quiser comprar nada simplesmente abandone o local.

Tapetes turcos.
Quando estive em Istambul tive a sorte de encontrar um estudante de Inglês curdo que me mostrou a cidade da forma como ele a vê. Passei momentos espectaculares com o Xaliso (prenuncia-se Alice) e posso dizer que ganhei um amigo. Se algum dia precisarem de um guia para Istambul ou para uma viagem pela Turquia estou certo que não irão ficar desiludidos se procurarem os seus serviços. 

Eu a minha esposa a segurar o jornal curdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário