Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de março de 2012

Viagem a Nova York - Capital do Mundo


Nova York não é a capital dos EUA mas é seguramente a capital do mundo. Esta não é apenas uma cidade de arranha-céus, a sua beleza está nas suas pessoas e vivências. Neste post referenciei alguns locais obrigatórios em qualquer visita a Nova York assim como algumas informações interessantes sobre a grande maça. Sem dúvida, uma viagem fantástica a não perder.

TIMES SQUARE

Explore a transformação de um bairro que começou com cavalariças, fabricantes de carroças e matadouros e é agora o epicentro do mundo do teatro e dos mídia. Antes de 1904, a área que conhecemos como Times Square foi realmente chamado Praça Long Acre. Mas tudo estava prestes a mudar quando o New York Times mudou os seus escritórios para o bairro e convenceu os políticos locais a construir uma estação de metro na área e mudar o seu nome para Times Square. Eles fizeram uma grande festa pública em 31 de dezembro 1904 a receber o New York Times no bairro e que foi o início da tão conhecida passagem de ano em Times Square.


Durante os anos setenta a praça caiu em total desordem e caos. As ruas estavam cheias de prostituição, chulos e traficantes de drogas. Os grandes teatros antigos deram lugar à indústria pornográfica e de filmes de Kung Fu. Não era um lugar seguro para viver, bem como visitar. Foi na década de 1990 que o prefeito Rudolph Giuliani começou a sua missão de livrar a praça do tráfico de estupefacientes e da indústria pernográfica. Este foi um grande incentivo para novos investimentos na área. Em 1992, a Disney Corporation investiu 36 milhões de dólares para restaurar o New Amsterdam Theatre, que iniciou a a fantástica transformação da Times Square. Hoje, existem cerca de 33 teatros da Broadway abertos, centenas de hotéis de luxo e estúdios das grandes estações que atraem turistas de todo o mundo. Lá podemos encontrar os MTV Studios, ABC Studios, NBC Studios, The New Amsterdam Theater, Hell's Kitchen, Fire House Motor 54, Site da Celebração Véspera de Ano Novo e muito mais.


CENTRAL PARK

Antigamente aqui haviam pântanos alagados e algumas favelas, hoje temos um dos maiores projetos paisagisticos de sempre. Não se esqueça de explorar o local que Calvert Vaux e Frederick Law Olmstead acreditavam que iria transcender todas as diferenças de classes, aliviar o stress e entregar a Nova York  o estatuto internacional que merecia.
Não se esqueça de visitar os Strawberry Fields e o Dakota, a fonte Bethesda, Bethesda Terrace, as Ramblas, The Mall e o  Sheep Meadow.

GREENWICH VILLAGE
Outro dos locais obrigatórios na sua viagem a Nova York é a Greenwich Village. Durante anos Greenwich Village foi o lar de boémios, músicos, romancistas, poetas e escritores de Nova York. Um passeio pela Grove Street é um dos passeios mais bonitos em Nova York.
As pedras castanhas do século 19 e os clubes de jazz antigos lembram que Nova York não é apenas arranha-céus e escritórios comerciais. Aqui pode encontrar alguns dos mais interessantes sítios de Nova York. Woody Allen, Rodney Dangerfield, Richard Pryor, Bette Midler, Hart Crane, Henry O, Bob Dylan, Jimi Hendrix são apenas algumas das personalidades que fazem parte da história de Greenwich Village.

WASHINTON SQUARE PARK
Em Washington Square Park, sinta a azáfama dos alunos da New York University a caminho das aulas, os hippies sentados na relva a tocar músicas de Bob Dylan nos seus violões, os jogadores de xadrez a pensar nas próximas jogadas e artistas de rua incríveis. É difícil imaginar que debaixo dos seus pés estão cerca 20.000 cadáveres das epidemias de febre amarela no século 18 e 19. 
Um cemitério, um local de duelos e de execuções sob o domínio britânico e o epicentro do movimento popular na década de 1960. A história de Washington Square Park é tão diversa como as pessoas que por lá passam. A não perder.

SOHO
Desde os dias da industria têxtil, a uma comunidade de artistas, e agora um dos mais caros bairros residenciais e comerciais, Soho já viu de tudo. A grande coleção de construções de ferro fundido fazem do Soho um local singular.
Os locais mais emblemáticos são: o Edifício Haughwhout, a sede da polícia Velha, a ultima casa de Heath Ledger, e, claro, todas as grandes lojas e boutiques.

CHINATOWN
O verdadeiro sentido do termo "cultural melting pot" pode ser experimentado quando você anda através de Chinatown.
O peixe fresco em cima do gelo, rãs vivas em grandes caixas de plástico, os sons de conversas em mandarim e cantonês, farão você sentir-se como se tivesse deixado o país. Aqui pode experimentar as ricas tradições culturais dos chineses ou entrar no negro submundo da vida dos gangues chineses.
É fantástico entrar nos túneis antigos que serviam como rotas de fuga da polícia e onde muitas batalhas foram travadas. Estes túneis, hoje velhos, foram transformadas em escritórios clandestinos para as empresas chinesas. 

LITTLE ITALY
Com a expansão da Chinatown, Little Italy diminuiu para apenas alguns quarteirões. Contudo, a sua rica história e cultura ainda pode ser descoberta em Nova York. Antes da unificação do sul da Itália em 1861, os italianos foram proibidos de emigrar.
Em 1861 tudo isso mudou e os italianos do sul da Itália fizeram a viagem para os Estados Unidos em busca de trabalho. Esta foi uma solução para o problema do desemprego na Itália. 


WALL STREET
Wall Street tem tanta história que se poderia passar um dia inteiro apenas a visitar esta rua. Foi em 1653 que Peter Stuyvesant construiu a sua barreira para impedir o avanço dos ingleses e dos os índios. Mas, desde então Wall Street tem sido o lar de alguns dos momentos mais importantes da história dos EUA.
A partir da tomada da posse de George Washington como o primeiro presidente e a assinatura do Acordo de Buttonwood, que formaram o New York Stock Exchange, não mais Wall Street deixou de ter um papel ativo na história dos EUA e do mundo. 
Aqui pode visitar o New York Stock Exchange, o antigo banco de Manhattan, a Igreja da Trindade, e muito mais.


GROUND ZERO / ANTIGO World Trade Center
Não importa onde você estava, ninguém se vai esquecer a horrível tragédia de 9/11. Visite também também a Capela de São Paulo, que foi a base para as equipes de resgate durante os seus esforços heróicos para procurar sobreviventes e limpar os detritos.
Os locais a visitar são a Capela de São Paulo, o World Financial Center, Memorial dos Bombeiros, entre outros.

PASSEIO DE BARCO E ESTÁTUA DA LIBERDADE
A Estátua da Liberdade é o símbolo da cidade. Foi um presente dos franceses ao povo norte-americano em comemoração a Independência dos Estados Unidos. O engenheiro francês Alexandre Gustave Eiffel (autor da Torre Eiffel em Paris) foi quem desenhou o esqueleto da estátua. A obra é do artista Frederic Auguste Bartholdi.
A melhor maneira de apreciar a estatua da liberdade é através de um passeio de barco. Aliás, esta é uma das melhores maneiras de ter um panorama geral da cidade. A vista é maravilhosa e o passeio é muito agradável.Os mais comuns levam uma hora e quinze para ir até a Estátua da Liberdade e Ellis Island sem desembarcar, duas horas para fazer um semi-círculo no sul da ilha e três horas para a volta completa. 

ROCKEFELLER CENTER
O Rockefeller Center é uma visita obrigatória  na cidade. Em 1928, John D Rockefeller comprou este lote de terreno da Universidade de Columbia para construir um novo lar para a Metropolitan Opera. Quando o mercado caiu em 1929 a maioria dos investidores recusaram-se a investir, deixando Rockefeller sozinho com o seu terreno vazio. A maioria dos homens teria desmoronado sob tais circunstâncias, mas Rockefeller não era como a maioria dos homens. Em vez disso, ele decidiu ir sozinho e construir o negócio e complexo de entretenimento do mundo.
Hoje, em seus 22 hectares de terra fica 19 edifícios art déco, sendo o mais famoso edifício da GE, o antigo prédio da RCA. É a casa de NBC Studios, onde Saturday Night Live é filmado, Conan O'Brian  Show, The Today Show muitos outros. 
Todos os anos milhões de turistas vêm para admirar a famosa árvore de Natal de Rockefeller e pista de patinagem no gelo. Também se poderia passar dias explorando a magnífica arte pública que adorna o local. Não deixe de visitar o Top of the Rock, A partir do 70º andar pode desfrutar de uma vista mágica sobre a cidade. 
Vista do Top of the Rock. Pode ver o notável Empire State Building. Do outro lado desta fabulosa vista de 360º pode ver o Central Park.

MUSEUS
Quando visitar Nova York deverá visitar alguns dos fabulosos museus que lá existem. Alguns deles estão na lista dos melhores do mundo. Os meus preferidos são o Museu de Arte Moderna pois contem algumas das pinturas mais notáveis do mundo, o Metropolitan e Guggenheim e o Museu de História Natural.

O Metropolitan é o Louvre de Nova Iorque. Não tente ver tudo num dia pois é um dos maiores e mais importantes museus do mundo. O Metropolitan é uma referência em termos de pintura americana e possui uma importante colecção de pintura europeia do séc XII ao séc XX e obras de arte antiga.


 BROADWAY
Quem nunca sonhou em ver um espectáculo na Broadway. São mais de 40 teatros localizados entre as ruas 40 e 57, e 6ª e 8ª Av. Produções impecáveis, cenários maravilhosos, efeitos impressionantes, onde muitas vezes os atores são nossos velhos conhecidos do cinema.
Pessoalmente recomendo que assistam ao Wicked que é realmente um espectáculo fabuloso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário