Pesquisar este blog

domingo, 21 de agosto de 2011

Florença - Berço da Renancença



Ao contemplar as paisagens da Toscana é fácil perceber por que motivo esta é considerada uma das regiões mais bonitas da Itália e de todo o mundo. Florença, a sua capital, é o berço da cultura renascentista e de artistas mundialmente conhecidos como Dante, Maquiavel e Miguel Ângelo. Visitar Florença é como visitar um grande museu, a cidade pode ser considerada um hino à beleza não existindo no mundo nada que com ela se pareça.

Florença - Vista da praça Miguel Ângelo.
A praça Miguel Ângelo é o sítio ideal para contemplar as melhores vistas sobre a cidade. Em 1871, o arquitecto Poggi, criou esta praça para honrar Miguel Ângelo, considerado o grande mestre florentino. A vista do alto da praça é incrível. É um local para tirar fotos por excelência. Daqui, vislumbra-se toda a cidade de Florença, as suas igrejas, campanários e o sempre sinuoso rio Arno.

Florença - Vista da Praça Miguel Ângelo

Ponte Vecchio - Vista da Praça Miguel Ângelo.
A Ponte Vecchio ou Ponte Velha é a ponte mais conhecida de Florença. Trata-se de uma ponte medieval sobre o rui Arno que é conhecida pela grande quantidade de ourivesarias e joalharias ao longo de todo o seu tabuleiro.

Rio Arno
O Rio Arno é um dos símbolos de Florença. Banha a zona histórica da sua cidade e encontra-se a um passo de distância do museu Uffizzi, da Piazza de la Signoria e do Duomo. No entanto, hoje em dia este não se encontra navegável, pelo menos na zona de Florença.


Duomo de Florença

Duomo de Florença
O Duomo de Florença ou Basílica de Santa Maria del Fiore é o monumento mais imponente e a grande referência da cidade. A sua grandiosidade é impressionante e é o resultado de um trabalho que se estendeu por seis séculos. A sua cúpula pode ser avistada de praticamente toda a cidade.

Galeria Uffizi
Em Florença pode encontrar um dos museus mais importantes do mundo. Na Galeria Uffizi pode encontrar uma fantástica colecção da Renascença Italiana.

Num passeio a pé pela cidade poderá encontrar bonitas igrejas e praças que o convidam a sentar e comer um gelado. Aproveite, afinal está em Florença.

Igreja de Santa Cruz
Na igreja de Santa Cruz pode encontrar o túmulo de Miguel Ângelo.

Vista do Duomo


Piazza della Signoria
A Piazza della Signoria é o ponto de encontro e núcleo central da cidade desde o século XIV. Esta praça, dominada pelo Palácio Vecchio, é um autêntico museu ao ar livre. Pode resumir sozinha a história de Florença. Primeiro abrigava os banhos romanos; depois converteu-se no centro das reuniões da cidade e da revolução; e mais tarde, o lugar das comemorações.

Está rodeada por estátuas, entre elas a cópia de "David", de Miguel Ângelo, sendo que a original se encontra na Galeria da Academia; e "Judith e Holoferne", de Donatello. Também imponente, a Fonte de Neptuno, obra de Bartolomeo Ammannati, pretendia destacar a vocação marítima de Florença. Mas acabou chamando mais atenção porque foi o primeiro nú exposto em praça pública.

Fonte de Neptuno.
 Florença é de facto um destino fantástico que merece uma visita. Não deixe escapar esta viagem fantástica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário