Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Ilha do Pico - Açores

Veja quais são as 16 ilhas mais bonitas do mundo.
Veja a minha viagem à ilha do Faial - Açores.

A ilha do Pico é uma das nove belas ilhas do Arquipélago dos Açores. Em pleno Oceano Atlântico entre a Europa e a América do Norte repousa este monumento natural que se ergue nos céus. Moldada por vulcões e pelos elementos, a ilha do Pico, apresenta-nos algumas paisagens ímpares, que fazem dela uma das mais bonitas ilhas para visitar no mundo.
A ilha do Pico deve o seu nome à majestosa montanha vulcânica que pode ser vista de praticamente toda a ilha. Esta montanha de 2351 metros é o ponto mais alto de Portugal e causa perplexidade por se erguer sozinha a partir do mar sem fazer parte de nenhum conjunto ou cadeia montanhosa.
Aqui não há lugar para turismo de massas. A ilha de 447 quilómetros quadrados apenas dispõe de dois hotéis, alguns pequenos albergues e casas de turismo rural, que são extraordinárias para passar umas férias fantásticas.

Montanha do Pico vista da Vila das Lajes
Na ilha do Pico não existem cidades. A maior povoado da ilha é a Vila da Madalena que tem aproximadamente 2500 habitantes. Aqui pode encontrar a maior unidade Hoteleira da ilha, o Hotel Caravelas.

Vila da Madalena

Igreja da Madalena
Aqui a vida passa de forma bucólica. Este é o sitio ideal para relaxar e passar alguns dias de forma calma e em contacto com a natureza.

Areia Larga
A ligação da ilha do Pico ao mar é muito forte ou não fosse esta uma antiga terra baleeira. A pesca é uma das principais actividades económicas da ilha.

Farol da Madalena

Arriar do barco no cais do Calhau.

Barcos de pesca artesanal.

Ilhéus da Madalena vistos da piscina da Criação Velha
A ilha do Pico é um dos melhores locais do mundo para observação de cetáceos. Aqui pode encontrar uma grande diversidade de golfinhos e de baleias. São várias as empresas locais que se dedicam à exploração turística dos cetáceos. As espécies mais avistadas são o golfinho comum e o cachalote. Se for  à ilha do Pico não se esqueça de fazer um destes passeios, será com toda a certeza inesquecível. Pode optar também por mergulhar com golfinhos selvagens.

Observação de Cetáceos. 

Observação de Cetáceos.
Outra actividade que pode realizar na ilha do Pico é a escalada à montanha. Deve contratar um guia para efectuar a subida. A sua condição física não precisa de ser perfeita mas você necessita de andar bem. A subida leva aproximadamente quatro horas e não exige nenhuns conhecimentos de escalada. Leve umas sapatilhas confortáveis e não se esqueça de levar água.  Em plena cratera, antes de começar a subir o ultimo troço, a paisagem é lunar. Já no topo da montanha, relaxe e aproveite o momento, aqui pode aproveitar a paisagem e a vista para as outras ilhas do grupo central.

Escalada da Montanha

Cratera do Pico

Ponta da Montanha do Pico - Vista de Avião
A ilha do Pico é extremamente rica em trilhos pedestres. Um dos mais conhecidos é o que passa pelo Lajido. Esta zona de vinhas é classificada património mundial pela UNESCO e é de facto um passeio lindíssimo.

Moinho na zona do Lajido

Lajido - Zona das Vinhas

Lajido - Zona das vinhas

Se for dar uma volta pela ilha poderá encontrar uma série de pequenos povoados extremamente característicos. As Lajes do Pico, onde pode encontrar o Museu dos Baleeiros, foi o primeiro povoado na ilha aquando do seu povoamento. 

Lajes do Pico

Centro das Lajes do Pico

Calheta de Nesquim
Por toda a ilha pode encontrar pequenos portos e piscinas naturais onde poderá nadar em pleno Atlântico. Não se esqueça do fato de banho pois a temperatura da água é óptima.


Piscinas da Madalena


Piscina da Criação Velha

Porto da Calheta de Nesquim
A ilha do Pico é também conhecida como a ilha negra devido ao preto da rocha basáltica que domina a ilha.

Areia Larga

Farol da Menhenha

Costa da Ilha

Pesca no calhau.

Junto à costa proliferam as chamadas adegas. Não são mais que casas de pedra convertidas em casas de férias ou casas de turismo rural. As adegas são o sítio ideal para você relaxar no decorrer da sua viagem.

Adega no Lajido

Adega no Calhau
Pode também parar para tomar uma bebida nos inúmeros cafés existentes. Alguns deles são mantêm as suas características rústicas e são extremamente calorosos e confortáveis.

Café da Calheta de Nesquim

Café da Calheta de Nesquim
Aqui abunda o peixe fresco e os mariscos. Não deixe de provar cavaco, lapas, cracas e um caldo de peixe que é simplesmente o meu prato preferido. 

Caldo de Peixe.
A flora da ilha também é extremamente rica. De entre o verde e o negro da rocha sobressai o colorido das flores.

Flores - Ilha do Pico

Flores - Ilha do Pico
Por todos estes motivos a Ilha do Pico nos Açores será com toda a certeza uma viagem fantástica. Aproveite para visitar também a ilha do Faial e a ilha de São Jorge que dispõem de boas ligações marítimas a partir da ilha do Pico.

Veja quais são as 16 ilhas mais bonitas do mundo.
Veja a minha viagem à ilha do Faial - Açores.

4 comentários:

  1. Bonitas fotos na ilha do pico, já fui e sei que é lindo!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post. Isso é que é promover os Açores e a tua terra natal, em particular :)hehe
    Mas gostei muito de apreciar as fotografias e as descrições minuciosas da ilha do Pico :) Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Cada vez que aqui venho, fico com mais vontade de viajar. Estive a ler este post e o outro sobre o Faial, e já estou a pensar tirar umas férias e percorrer as nove ilhas aproveitando tudo o que têm a oferecer.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado caras amigas Bloggers!!! Os Açores são de facto um destino de excelência!

    ResponderExcluir