Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Ilha do Faial - Porto do Atlântico ( Açores )


Veja quais são as 16 ilhas mais bonitas do mundo.
Veja a minha viagem à ilha do Pico - Açores.


A ilha do Faial situa-se no no Grupo Central do arquipélago dos Açores. É grande a sua proximidade à ilha do Pico. Estas estão separadas por cerca de 8 quilómetros que podem ser percorridos em meia hora no barco que faz o transporte regular de passageiros. A ilha do Faial tem uma área 172,43 km² e uma população de aproximadamente 15000 habitantes, a maioria dos quais vive na cidade da Horta. 
Os habitantes da ilha do Pico costumam dizer em jeito de brincadeira que a vista mais bonita do Faial é a vista para a ilha do Pico com a sua fabulosa montanha. A realidade é que esta vista é de facto verdadeiramente fabulosa.

Vista para a ilha do Pico.
O Porto da Horta foi um importante marco nas ligações marítimas e aéreas e por cabo submarino no Atlântico Norte. Ainda hoje, este mantém uma actividade relevante como porto comercial e local de escala de iates nas travessias entre o continente americano e a Europa. A cidade da Horta é mundialmente conhecida pelos velejadores do mundo que durante todo o ano fazem escala neste pequeno porto do Atlântico Norte.

Pinturas na marina da Horta.
As tripulações dos iates costumam fazer uma pintura na marina da Horta de forma a registar a sua passagem por este porto. Um passeio agradável para um fim de tarde é passear pela marina e ver os desenhos e as suas nacionalidades de origem. Ficará a ver que este é de facto um porto do mundo.

Pinturas na marina da Horta.

Pinturas na marina da Horta.

Pinturas na marina da Horta.

Pinturas na marina da Horta.
Os Açores são, sem dúvida, um dos melhores lugares para a prática do mergulho e observação de cetáceos no mundo. Se for à ilha do Faial não se esqueça de entrar em contacto com a Norberto Diver. Eles irão proporcionar-lhe algumas das melhores memórias das suas viagens. Debaixo de água a fauna é deslumbrante. Os Açores têm sido considerados por vários órgãos de comunicação social internacional, como um dos pouco locais paradisíacos do Oceano Atlântico.
Barcos a partir para a observação de cetáceos.
Cachalotes
A localização privilegiada destas ilhas no meio do Atlântico oferece a possibilidade, única, de mergulhar no reino dos montes submarinos oceânicos, uma experiência que está ao alcance de poucos. A 45 milhas da cidade da Horta encontra-se um dos poucos bancos verdadeiramente oceânicos e mergulháveis do Atlântico, o banco Princesa Alice. Ao penetrar neste reino, está a entrar no domínio dos nómadas dos mares e dos grandes predadores oceânicos. Pairar no meio de dezenas de jamantas, lírios “gigantes”, “paredes” de barracudas e cardumes de bonitos é entrar noutra dimensão do mergulho que jamais esquecerá.

Jamantas

Cardume de Bonitos

Jamanta

Se optar por fazer uma incursão ao banco Condor, o domínio de um dos mais belos e elegantes predadores dos oceanos, o tubarão azul, as emoções fortes estão garantidas. Esta experiência terá, para sempre, um lugar privilegiado no seu álbum de recordações de mergulho. Não existe na Europa outro mergulho como este.

Tubarão Azul

Tubarão Azul
Na cidade da Horta poderá encontrar um dos bares mais conhecidos do mundo. O Peter Café Sport é um marco histórico e cultural do arquipélago dos Açores. Este bar secular foi durante anos ponto de encontro dos iatistas. É o sitio ideal para descansar de um dia de mar. Pode comer uma boa refeição enquanto vislumbra a incrível paisagem. A bebida mais bebida é o gim.

Peter Café Sport
Não se esqueça de dar um pequeno passeio a pé pela pequena cidade da Horta. Na realidade, apesar de ser considerada uma cidade, a Horta tem o registo de uma vila pacata. Existem alguns jardins e igrejas interessantes que merecem ser visitados. 

Cidade da Horta

Cidade da Horta

Cidade da Horta

Cidade da Horta

Cidade da Horta

Cidade da Horta
Aproveite ainda para dar uma volta pela ilha. Não se esqueça de visitar a Caldeira e o vulcão dos Capelinhos. 

Moinhos do Faial

Hortências

Caldeira

Vulcão dos Capelinhos
O vulcão dos Capelinhos é uma das maiores atrações turísticas dos Açores, pela singularidade de sua beleza paisagística, de génese muito recente e quase virgem. Do ponto de vista vulcanológico, deverá ser considerado um vulcão potencialmente activo.

Os Açores são de facto das ilhas mais bonitas do mundo. Não se esqueça de as visitar!!!


Veja quais são as 16 ilhas mais bonitas do mundo.
Veja a minha viagem à ilha do Pico - Açores.

2 comentários: